quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O QUE É MENTORIA EMPRESARIAL?


MENTORIA EMPRESARIAL




mentoria é uma excelente ferramenta para que o funcionário e/ou empresário conheça mais o mercado de trabalho em que se encontra, com suporte de uma pessoa capacitada e com experiência no assunto, justamente para que você conheça estratégias a respeito de como realizar ações certeiras e corretas dentro do seu negócio, sem precisar errar para compreender.
A busca por resultados de alto nível é um dos grandes desafios dos empreendedores. Para que essa meta seja alcançada, é necessário que várias áreas estejam funcionando a todo vapor e com a sincronia desejada. No entanto, muitas vezes, apenas o engajamento e uma visão interna dos fatos não são suficientes.
Buscando resolver essa questão, a procura por mentoria empresarial é fundamental para a sobrevivência da empresa, já que a prática oferece uma visão que, por ser dada por um especialista com experiência real, tende a diagnosticar diversos problemas que podem passar despercebidos ao empreendedor, evitando assim, graves consequências para seu negócio.

Objetivo 
Oferecer aconselhamentos e orientações na gestão empresarial por meio de técnicas de mentoria para ajudar as organizações empresariais na conquista de novos objetivos e em sua sobrevivência mercadológica tendo como foco desse trabalho o gestor principal da organização ou lideres de departamentos específicos que têm objetivos a serem alcançados e metas a serem cumpridas para que assim a empresa como um todo alcance sua visão e missão.
O mentor tem como característica principal a capacidade de diagnóstico apurada. Dessa forma, diferentemente de um coach ou consultor, por exemplo, ele consegue resolver e até prever algumas situações problemáticas do cotidiano da empresa.

Objetivos secundários
·         Criar um relacionamento de confiança, comprometimento entre mentor e mentorado.
·         Troca de experiência
·         Montar um modelo de negocio
·         Ter acesso a uma visão de fora do processo do negocio
·         Seguir um modelo externo analisando os pontos fortes e fracos da organização buscando oportunidades e criando estratégias para superar as ameaças.
·         Desenvolver a capacidade de tomar decisões rápidas, fáceis e baratas em momento de pressão.

Justificativa
A mentoria está presente na vida de todas as pessoas e nos seus diversos estágios de vida e necessidades do indivíduo (LEVINSON, 1978). Mentoria é um fenômeno muito antigo e muito importante para o desenvolvimento das pessoas e das empresas, também se caracteriza por oferecer conhecimento técnico sobre diversas áreas e busca ajudar os gestores a interligar o funcionamento da empresa como um todo, ainda, a encontrar novas alternativas na execução de tarefas diárias, sendo fundamental para aperfeiçoar a gestão e alcançar melhores resultados.
De uma forma ou outra, muitas empresas, quando estão tendo bons resultados, tendem a não alterar muito a sua forma de operação, seguindo o velho ditado “em time que está ganhando não se mexe”.
Porém, com o mercado mudando cada vez mais rápido e com clientes mais exigentes, o modus operandi também precisa ser modificado para atender às novas demandas surgidas. Esse tipo de mudança de rota depende de uma capacidade rápida de diagnóstico e compreensão dos novos rumos a serem tomados.
Como essas são características inerentes a um mentor, sua colaboração estimula o mentorado a sair da zona de conforto e buscar caminhos diferentes por meio de um planejamento estratégico eficiente.

Metodologia
A relação entre o mentor e o mentorado tende a ser mais informal, porque se tratam de conversas estratégicas para alcançar um plano maior na carreira. Em outras palavras: o mentorado receberá conselhos de um mentor experiente para chegar a um patamar mais elevado na carreira e até na própria vida.
O processo de mentoria empresarial acontece de forma diferenciada para mentoria informal e formal, de acordo com o estágio em que a empresa se encontra e com o ambiente sociocultural em que as empresas pertencem (BISK, 2002).
Os aconselhamentos aconteceram por meio de reunião pré-agendada em formato presencial ou mesmo virtual assim maximizando os resultados de execução, mas é necessário um total comprometimento e confiança do mentorado ao seu mentor. É dividido basicamente em seis etapas que são:
·         Diagnostico: identificar as necessidades do cliente e os objetivos do processo a ser redesenhado e/ou melhorados.
·         Mapeamento: identificar as etapas do processo, pessoas envolvidas, avaliar seu desempenho e importância na organização.
·         Identificar problemas: encontrar as incoerências e focos de ineficiência do processo ou das pessoas.
·         Avaliar alternativas: criar alternativas para redesenhar o processo ou desenvolver as pessoas usando a tomada de decisão que seja fácil, rápida e barata podendo lançar mão de métodos como o benchmarking e o endomarketing.
·         Decisão de redesenhar/melhorar processos ou cargos: desenvolver um novo processo ou cargos que tenham suas funções, atividades e tarefas bem definidas ou melhorar os que já existem.
·         Implementação e monitoramento da nova situação: execução do planejamento e organização predefinida do processo redesenhado e acompanhamento dos resultados.
  
Cronograma de trabalho
O tempo número médio o período de doze meses, sendo os 4 primeiros meses mais intensos, um período crucial de autoconhecimento, capacitação, redirecionamento de práticas e desenvolvimento de novas estratégias podendo ser renovado o contrato anualmente de acordo com a necessidade do empreendedor e do negocio.
·         Diagnostico 3 meses
·         Mapeamento 2 meses
·         Avaliação de alternativas 2 meses
·         Tomadas de decisão 2 meses
·         Implementação de mudanças 3 meses
Observação: o mentor tem como seu principio atender somente uma empresa de cada segmento de atuação para que assim pode evitar conflito de interesse e informações privilegiadas aos concorrentes.

Investimento
Os investimentos são divididos em dois tipos fixos e variais.
·         Investimento fixo será feito mensalmente durante 6 meses do projeto onde será realizado os diagnósticos e mudanças necessárias do negocio e será estabelecido de acordo com o tamanho da empresa e seu faturamento.
·         Investimento variável se iniciara após os 6 meses de implantação do programa de mentoria e é baseado no faturamento da empresa variando de 1% a 6% do faturamento mensal do negocio.

Tabela de investimento para execução do programa de Mentoria empresarial
Tipo de empresa
Faturamento
Investimento fixo
Investimento variável
Microempresa
Até R$ 360.000,00 
Um salário
5% do faturamento
Pequena empresa
Até R$ 3.600.000,00
Um salario e meio
4% do faturamento
Media empresa
Até 6 milhões
Dois salários
3% do faturamento
Grande empresa
Até 20 milhões
Três salários
2% do faturamento
Empresa S/A
Até R$50 milhões
Quatro salários
1,5% do faturamento
Multinacional
Acima de 50 Milhões
Cinco salários
1% do faturamento
Observação: Não incluso custos com transporte interestaduais e hospedagem ou horas de treinamento com equipe (cursos ou palestras).
Mentor responsável pelo Projeto
Antônio Madiflavio de Oliveira Ferreira – Administrador de empresa e Marketing

·         Especialista em:
o   Gestão em marketing
o   Gestão de pessoas
o   Gestão do conhecimento
·         Experiência
o   Vendas
o   Marketing
o   Administração de empresas
o   Educação em negócios
o   Logística
o   Neurolinguística
o   Análise de comportamento humano.
o   Comunicação focada em resultado.
o   Gestão de carteira de clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário