MENTORIA EMPRESARIAL
A mentoria é uma excelente ferramenta para que o
funcionário e/ou empresário conheça mais o mercado de trabalho em que se
encontra, com suporte de uma pessoa capacitada e com experiência no assunto,
justamente para que você conheça estratégias a respeito de como realizar ações
certeiras e corretas dentro do seu negócio, sem precisar errar para
compreender.
A busca por resultados de alto nível é um dos grandes desafios dos
empreendedores. Para que essa meta seja alcançada, é necessário que várias áreas
estejam funcionando a todo vapor e com a sincronia desejada. No entanto,
muitas vezes, apenas o engajamento e uma visão interna dos fatos não são
suficientes.
Buscando resolver essa questão, a procura por mentoria empresarial é
fundamental para a sobrevivência da empresa, já que a prática oferece uma visão
que, por ser dada por um especialista com experiência real, tende a
diagnosticar diversos problemas que podem passar despercebidos ao empreendedor,
evitando assim, graves consequências para seu negócio.
Objetivo
Oferecer aconselhamentos e orientações na gestão empresarial por meio de
técnicas de mentoria para ajudar as organizações empresariais na conquista de
novos objetivos e em sua sobrevivência mercadológica tendo como foco desse
trabalho o gestor principal da organização ou lideres de departamentos
específicos que têm objetivos a serem alcançados e metas a serem cumpridas para
que assim a empresa como um todo alcance sua visão e missão.
O mentor tem como característica principal a capacidade de diagnóstico
apurada. Dessa forma, diferentemente de um coach ou consultor, por exemplo, ele
consegue resolver e até prever algumas situações problemáticas do cotidiano da
empresa.
Objetivos secundários
·
Criar um relacionamento de confiança, comprometimento
entre mentor e mentorado.
·
Troca de experiência
·
Montar um modelo de negocio
·
Ter acesso a uma visão de fora do processo do
negocio
·
Seguir um modelo externo analisando os pontos
fortes e fracos da organização buscando oportunidades e criando estratégias
para superar as ameaças.
·
Desenvolver a capacidade de tomar decisões
rápidas, fáceis e baratas em momento de pressão.
Justificativa
A mentoria está presente na vida de todas as pessoas e nos seus diversos
estágios de vida e necessidades do indivíduo (LEVINSON, 1978). Mentoria é um
fenômeno muito antigo e muito importante para o desenvolvimento das pessoas e
das empresas, também se caracteriza por oferecer conhecimento técnico sobre
diversas áreas e busca ajudar os gestores a interligar o funcionamento da
empresa como um todo, ainda, a encontrar novas alternativas na execução de
tarefas diárias, sendo fundamental para aperfeiçoar a gestão e alcançar melhores resultados.
De uma forma ou outra, muitas empresas, quando estão tendo bons
resultados, tendem a não alterar muito a sua forma de operação,
seguindo o velho ditado “em time que está ganhando não se mexe”.
Porém, com o mercado mudando cada vez mais rápido e com clientes mais
exigentes, o modus operandi também precisa ser modificado para atender às novas
demandas surgidas. Esse tipo de mudança de rota depende de uma capacidade
rápida de diagnóstico e compreensão dos novos rumos a serem tomados.
Como essas são características inerentes a um mentor, sua colaboração
estimula o mentorado a sair da zona de conforto e buscar caminhos
diferentes por meio de um planejamento estratégico eficiente.
Metodologia
A relação entre o mentor e o mentorado tende a ser mais informal, porque
se tratam de conversas estratégicas para alcançar um plano maior na carreira.
Em outras palavras: o mentorado receberá conselhos de um mentor experiente para
chegar a um patamar mais elevado na carreira e até na própria vida.
O processo de mentoria empresarial acontece de forma diferenciada para
mentoria informal e formal, de acordo com o estágio em que a empresa se
encontra e com o ambiente sociocultural em que as empresas pertencem (BISK,
2002).
Os aconselhamentos aconteceram por meio de reunião pré-agendada em
formato presencial ou mesmo virtual assim maximizando os resultados de
execução, mas é necessário um total comprometimento e confiança do mentorado ao
seu mentor. É dividido basicamente em seis etapas que são:
·
Diagnostico: identificar as necessidades
do cliente e os objetivos do processo a ser redesenhado e/ou melhorados.
·
Mapeamento: identificar as etapas do
processo, pessoas envolvidas, avaliar seu desempenho e importância na
organização.
·
Identificar problemas: encontrar as
incoerências e focos de ineficiência do processo ou das pessoas.
·
Avaliar alternativas: criar alternativas
para redesenhar o processo ou desenvolver as pessoas usando a tomada de decisão
que seja fácil, rápida e barata podendo lançar mão de métodos como o
benchmarking e o endomarketing.
·
Decisão de redesenhar/melhorar processos ou cargos:
desenvolver um novo processo ou cargos que tenham suas funções, atividades e
tarefas bem definidas ou melhorar os que já existem.
·
Implementação e monitoramento da nova
situação: execução do planejamento e organização predefinida do processo
redesenhado e acompanhamento dos resultados.
Cronograma de trabalho
O tempo número
médio o período de doze meses, sendo os 4 primeiros meses mais intensos, um período
crucial de autoconhecimento, capacitação, redirecionamento de práticas e desenvolvimento
de novas estratégias podendo ser renovado o contrato anualmente de acordo com a
necessidade do empreendedor e do negocio.
·
Diagnostico 3 meses
·
Mapeamento 2 meses
·
Avaliação de alternativas 2 meses
·
Tomadas de decisão 2 meses
·
Implementação de mudanças 3 meses
Observação: o mentor tem como seu principio atender somente uma
empresa de cada segmento de atuação para que assim pode evitar conflito de
interesse e informações privilegiadas aos concorrentes.
Investimento
Os investimentos são divididos em
dois tipos fixos e variais.
·
Investimento
fixo será feito mensalmente durante 6 meses do projeto onde será realizado
os diagnósticos e mudanças necessárias do negocio e será estabelecido de acordo
com o tamanho da empresa e seu faturamento.
·
Investimento
variável se iniciara após os 6 meses de implantação do programa de mentoria
e é baseado no faturamento da empresa variando de 1% a 6% do faturamento mensal
do negocio.
Tabela de investimento
para execução do programa de Mentoria empresarial
Tipo de empresa
|
Faturamento
|
Investimento fixo
|
Investimento variável
|
Microempresa
|
Até R$
360.000,00
|
Um salário
|
5% do faturamento
|
Pequena empresa
|
Até R$
3.600.000,00
|
Um salario e meio
|
4% do faturamento
|
Media empresa
|
Até 6 milhões
|
Dois salários
|
3% do faturamento
|
Grande empresa
|
Até 20 milhões
|
Três salários
|
2% do faturamento
|
Empresa S/A
|
Até R$50 milhões
|
Quatro salários
|
1,5% do
faturamento
|
Multinacional
|
Acima de 50
Milhões
|
Cinco salários
|
1% do faturamento
|
Observação: Não incluso custos com transporte
interestaduais e hospedagem ou horas de treinamento com equipe (cursos ou
palestras).
Mentor responsável pelo Projeto
Antônio Madiflavio de Oliveira
Ferreira – Administrador de empresa e Marketing
·
Especialista em:
o
Gestão em marketing
o
Gestão de pessoas
o
Gestão do conhecimento
·
Experiência
o
Vendas
o
Marketing
o
Administração de empresas
o
Educação em negócios
o
Logística
o
Neurolinguística
o
Comunicação focada em resultado.
o
Gestão de carteira de clientes.
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